Em 1827, um anúncio no “Diário de Pernambuco” informava aos frequentadores da Locanda da Águia D’Ouro o cardápio da semana. O restaurante, localizado na rua das Cruzes (hoje rua Diário de Pernambuco), na região central do Recife, fez, talvez, o registro mais antigo da associação da feijoada a um dia específico da semana.
Primeiros Registros
“Às quintas-feiras, excelente feijoada à brasileira, tudo por preço cômodo”, dizia o anúncio. Seis anos mais tarde, uma “casa de pasto, hospedaria e botequim” na capital pernambucana também avisava à clientela que quinta-feira era dia de fazer a “excelente feijoada de orelheiras”.
Variações Regionais
O historiador Rodrigo Elias lembra que existem variações do dia escolhido para consumir o prato neste país continental. Acredita-se que o costume de fixar os pratos de acordo com o dia da semana seja herança da colonização portuguesa. A industrialização do país, a partir do fim do século 19, fez com que muitos trabalhadores passassem a comer na rua.
Com isso, pensões viraram restaurantes e reforçaram o hábito para facilitar o dia a dia. A operação, as compras e a própria rotina dos clientes ficava simplificada, pois nem era preciso de cardápio para saber o prato do dia.
Feijoada aos Sábados
Atualmente, sábado é o mais próximo de um dia universal para se jogar numa pratada de feijoada. Não tanto pela associação à rotina dos trabalhadores, mas, pelo contrário, pelo seu caráter celebratório.
“Comida de dia de festa”, como definiu Câmara Cascudo. Por isso, é mais comum servi-la em dias em que muitos estão de folga, seja em Florianópolis seja no Recife.
Tradições Regionais
A questão do dia da semana é mais relevante no eixo Rio-São Paulo. Cariocas cultivam o hábito das sextas-feiras, e paulistanos, das quartas (além do sábado, comum a ambos).
O tema motiva debates no fórum Reddit e mexeu na programação da cozinha do Palácio dos Bandeirantes. Em 2023, primeiro ano do carioca Tarcísio de Freitas no comando do governo paulista, os restaurantes da sede do governo mudaram a programação.
A feijoada, sempre servida às quartas, passou para sexta-feira. O virado à paulista, tradição das segundas em São Paulo, foi para quarta.
*Informações de matéria publicada em 08/02/2025
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/04/23/qual-o-dia-certo-de-comer-feijoada-saiba-como-surgiu-o-habito-brasileiro.htm