Festival do Pistache em SP: A Loucura Continua!

Gente, se prepara! No dia 6 de abril, a Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, em São Paulo, vai virar o paraíso dos fãs de pistache. É o 3º Festival do Pistache de SP – Edição Especial de Páscoa, e promete ser um evento épico!

Expectativas Altas

As duas primeiras edições foram um sucesso total, atraindo 8 mil e 10 mil visitantes em novembro de 2024 e janeiro de 2025, respectivamente. A galera ficou tão empolgada que teve gente chorando na porta por não conseguir ingresso e adolescente pedindo pra ir como presente de fim de ano. A entrada custa só R$ 5, mas os ingressos são limitados, o que deixa todo mundo ainda mais ansioso.

Elaine Vilela, fundadora da Espaço As Meninas, que organiza o evento, contou que mesmo ampliando o horário e exigindo compra antecipada, alguns produtos esgotaram muito antes do fim. Então, se você quer garantir seu pistache, é bom se preparar!

Delícias de Pistache

Os grandes hits do festival foram a coxinha de pistache do Baca, que acabou rapidinho, e o bolo-vulcão da Dona Ester, que precisou ser reposto 16 vezes. Tem gente que acha que o pistache é só uma moda passageira, mas a verdade é que essa onda veio pra ficar, graças a uma estratégia de marketing bem bolada pelo setor agro.

Mania Mundial

Você sabia que essa paixão pelo pistache foi praticamente inventada pela American Pistachio Growers (APG)? Eles representam mais de 800 produtores nos EUA e viraram os maiores produtores mundiais. Com estoques gigantes, eles precisaram criar novos mercados consumidores, e aí entramos nós, junto com outros países que viraram pistachemaníacos.

Entre 70% e 75% da safra americana é exportada. Os chineses são os maiores compradores, mas o Brasil também está na lista, comprando pistache dos EUA, Irã, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Estratégia no Brasil

A APG ainda não lançou uma estratégia específica para o Brasil, mas o presidente da entidade, Zachary Fraser, vem a São Paulo em abril para entender melhor a nossa cultura e encontrar os parceiros certos. Ele vai visitar a Anuga Select Brazil, uma feira do setor de alimentos e bebidas.

Influencers e Chefs

Enquanto isso, chefs, confeiteiros e influenciadores brasileiros estão surfando na onda do pistache. Isabella Louzada e Fernanda Castro, do perfil @pistacheperfeito, ficaram famosas avaliando produtos de pistache. Elas já apareceram no Fantástico e no programa Mulheres, e têm uma legião de fãs e haters.

Elas não têm medo de criticar produtos ruins, mas também elogiam os bons. E quanto mais famosas ficam, mais guloseimas chegam para elas avaliarem.

Qualidade e Preço

É importante saber que a pasta pura de pistache é muito cara, cerca de R$ 500 o quilo. Muitas marcas usam essências artificiais e corantes para baratear o custo. Suelen Ferrari, da sorveteria Davvero, explica que o pistache verdadeiro tem um verde suave, enquanto o artificial parece verde radioativo.

Mesmo com preços altos, os pistachemaníacos estão fazendo muitos empreendedores felizes. Leonardo Borges, por exemplo, largou a carreira de médico dermatologista para abrir a Flakes, uma confeitaria no Itaim Bibi que virou um sucesso.

Inovações e Criatividade

A criatividade dos profissionais não tem limite. Christian Silva, o Baca, inventou a coxinha de pistache que foi um sucesso no festival. Agora, ele está preparando uma fondue de pistache para a próxima edição.

Restaurantes chiques também estão entrando na onda. O Così, do chef Renato Carioni, serve risoto de pistache com crudo de vieiras e ovas de mujol, e o Piccini usa pistache no molho pesto do espaguete.

Saudável e Delicioso

Mariana Gorski, da Confeitaria Dama, diz que a fama de saudável do pistache está ajudando a alavancar as vendas. Um dos best-sellers é o cheesecake com uma camada de farinha de pistache.

Então, se você ama pistache ou quer descobrir do que se trata essa mania, não perca o 3º Festival do Pistache de SP. Vai ser uma experiência deliciosa e inesquecível!

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/03/30/descoberta-modismo-ou-surto-pistachemania-nao-tem-nada-de-espontanea.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar