Guia Michelin Revela os Melhores Hotéis do Mundo: Brasil é Destaque

Se você já conhece o Guia Michelin como referência para os melhores restaurantes, prepare-se para uma novidade: desde 2024, o guia também seleciona os melhores hotéis do mundo, distribuindo chaves em vez de estrelas. E adivinha? O Brasil está super bem representado!

Os Melhores Hotéis

Após o lançamento da distinção em 15 destinos turísticos no ano passado, os inspetores do Guia Michelin avaliaram mais de 7.000 hotéis e escolheram aqueles que oferecem as experiências mais excepcionais. Entre os selecionados, 20 hotéis brasileiros se destacaram na premiação revelada em Paris.

Uma Chave Michelin

Os hotéis que receberam uma chave são:

  • Fasano São Paulo
  • Awasi Santa Catarina (Ponta dos Ganchos)
  • Barracuda Hotel & Villas (Itacaré, Bahia)
  • Emiliano São Paulo
  • Fasano Angra dos Reis
  • Fera Palace Hotel (Salvador, Bahia)
  • Fasano Salvador
  • Fasano Trancoso
  • Hotel Santa Teresa Rio MGallery
  • Fasano Boa Vista
  • Txai Resort (Itacaré, Bahia)
  • Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort (Alagoas)
  • Botanique Hotel & Spa (Campos do Jordão, São Paulo)
  • Toca da Coruja (Tibau Do Sul, Rio Grande do Norte)
  • Pulso Hotel Faria Lima
  • Carmel Taíba Exclusive Resort (Taíba, Ceará)

Duas Chaves Michelin

Os hotéis que receberam duas chaves são:

  • Copacabana Palace, A Belmond Hotel (Rio de Janeiro)
  • Palácio Tangará (São Paulo)

Três Chaves Michelin

Os hotéis que receberam três chaves são:

  • Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel (Cataratas do Iguaçu)
  • Rosewood São Paulo

Significado das Chaves

No total, 2.457 hotéis receberam uma (1.742), duas (572) ou três (143) chaves em todo o mundo. Cada chave tem um significado especial:

Uma chave Michelin: uma estadia muito especial

“Uma verdadeira joia com personalidade própria. Pode romper padrões, oferecer algo diferente ou simplesmente ser uma das melhores de seu tipo. O serviço vai além do esperado e oferece significativamente mais do que estabelecimentos de preço semelhante.”

Duas chaves Michelin: uma estadia excepcional

“Um lugar verdadeiramente único e excepcional em todos os aspectos, onde uma experiência memorável é sempre garantida. Um hotel com caráter, personalidade e charme, operado com evidente orgulho e cuidado. Design ou arquitetura marcante e um verdadeiro senso de localidade tornam este um lugar fantástico para se hospedar.”

Três chaves Michelin: uma estadia extraordinária

“Aqui, tudo gira em torno do deslumbramento e da indulgência — é o auge do conforto, serviço, estilo e elegância. Um dos hotéis mais notáveis e extraordinários do mundo, ideal para uma viagem inesquecível. Todos os elementos da grande hospitalidade estão presentes para garantir que qualquer estadia permaneça viva na memória e no coração dos viajantes.”

Destaques Globais

Além do Brasil, outros países também se destacaram. Estados Unidos, México e Canadá atualizaram suas distinções com 50 novas adições. Pela primeira vez, inspetores destacaram hotéis com chaves na América Central e no Caribe.

As chaves Michelin foram atualizadas em seleções da Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido, com melhorias notáveis na Itália. Também houve atualizações no Japão e na Tailândia, além dos primeiros hotéis com chaves na China continental, Camboja, Índia, Vietnã e outros 15 países.

Na África, os melhores hotéis foram distinguidos no Egito, Quênia, Marrocos, África do Sul e outros sete países. No Oriente Médio, os primeiros hotéis com chaves destacam os melhores dos Emirados Árabes Unidos, Catar, Arábia Saudita e outros cinco países. Na Oceania, os primeiros hotéis com chaves estão na Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Polinésia Francesa.

Prêmios Especiais

Além das chaves, o Guia Michelin apresenta quatro Prêmios Especiais, que reconhecem hotéis por conquistas que transcendem categorias tradicionais e celebram excelência e singularidade em áreas específicas da hospitalidade.

O Prêmio Michelin Architecture & Design deste ano foi para o Atlantis The Royal, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, com seu design geométrico monumental. Outros indicados foram: Rosewood São Paulo (Brasil), Shabara Resort (Arábia Saudita), Benesse House (Japão) e Villa Nai 3.3 (Croácia).

O Prêmio Michelin Wellness foi para o Bürgenstock Resort Switzerland, um destino histórico e moderno acima do Lago Lucerna. Outros indicados foram: Canyon Ranch Tucson (EUA), Joali Being (Maldivas), Lily of The Valley (França) e The Retreat at Blue Lagoon (Islândia).

O Prêmio Michelin Local Gateway foi para o La Fiermontina Ocean, em Larache, Marrocos, que celebra a herança marroquina e apoia vilarejos próximos. Outros indicados foram: Zannier Sonop (Namíbia), Tierra Patagonia Hotel & Spa (Chile), Longitude 131 (Austrália) e Post Ranch Inn (EUA).

O Prêmio Michelin Opening of the Year foi para o The Burman Hotel, em Tallinn, Estônia, inaugurado em 2025. Outros indicados foram: Aman Nai Lert Bangkok (Tailândia), Collegio alla Querce (Itália), Le Mouflon D’Or (França) e Cheval Blanc Seychelles (Seychelles).

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/10/08/no-lugar-de-estrelas-chaves-guia-michelin-seleciona-20-hoteis-brasileiros.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar