Gente, olha só que interessante! No início do mês, o iFood divulgou um perfil super detalhado do consumo brasileiro de delivery em 2025. Mesmo o ano não tendo acabado, os números já são impressionantes e não devem mudar muito até o final.
Hambúrgueres no Topo
Segundo os dados, os hambúrgueres são os campeões absolutos de pedidos, com incríveis 206 milhões de pedidos no país. Isso mesmo, 206 milhões! Esse número deixa os outros itens bem para trás.
Em segundo lugar, temos a pizza, especialmente a de calabresa. E o terceiro lugar é do açaí. Agora, não fica claro se é o açaí raiz, aquele sem açúcar, ou o açaí Nutella, bem docinho.
Por que a Pizza Não é a Primeira?
Confesso que fiquei surpresa ao ver que a pizza não é a mais pedida. Afinal, quem não ama uma pizza quentinha, né? E faz todo sentido pedir uma pizza quando bate aquela vontade no fim do dia. Ninguém tem tempo de preparar a massa e deixar crescer por 24 horas, muito menos ter um forno a lenha em casa.
Se você valoriza seu paladar e saúde, também não vai querer uma pizza congelada de micro-ondas. Então, pedir uma pizza de um bom restaurante é a saída perfeita.
O Estranho Caso do Hambúrguer
Agora, pedir hambúrguer me parece um pouco estranho. Um hambúrguer é bem mais rápido de fazer em casa do que esperar a entrega, que pode levar mais de uma hora. Eu adoro hambúrguer e tenho prazer em prepará-lo em casa.
Se você também gosta, por que não comprar um bom pão de brioche e ter carne moída do seu jeito na geladeira? Fazer sua própria maionese e fritar as batatas em casa pode ser uma diversão, especialmente se tiver crianças para ajudar.
Reflexão sobre o Cozinhar
Não quero criticar quem pediu alguns dos 206 milhões de hambúrgueres, mas me preocupa como o ato de cozinhar está perdendo espaço nos lares. Cozinhar é um gesto comunitário que envolve não só comer, mas também fazer juntos.
Sei que nem todo mundo sabe ou gosta de cozinhar, mas hambúrguer é um prato fácil. Até o Bananinha, aquele que está nos Estados Unidos, diz que já fez alguns em fast-foods de lá. Por que não tentar em casa, quem sabe numa bagunça divertida com as crianças?
Momentos de Fraqueza
Agora, um mea culpa: meu filho adolescente adora os hambúrgueres de uma lanchonete. E, em momentos de preguiça brutal, já pedi para ele. É perto e é bom, mas chega meio frio. São momentos de fraqueza. Acredite, bom mesmo é botar a mão na massa em casa.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/josimar-melo/2025/12/24/se-e-mais-rapido-fazer-em-casa-por-que-o-hamburguer-e-campeao-do-delivery.htm
