A famosa ilha de Poveglia, conhecida por ser mal-assombrada, foi oficialmente fechada para turistas em 1º de agosto. Agora, apenas os venezianos terão acesso. A informação é da CNN.
Por que Poveglia só verá italianos?
Um grupo de venezianos assumiu a ilha após assinar um contrato de “aluguel” de 99 anos com o Estado italiano. Eles planejam transformar Poveglia em um parque urbano exclusivo para os residentes de Veneza, com eletricidade e água corrente, sob a orientação da Universidade de Verona.
Os novos inquilinos venceram diversos concorrentes, incluindo empreiteiras que queriam transformar a ilha em propriedade privada. Assim, Poveglia e seu passado curioso permanecerão patrimônios públicos.
O grupo acredita que a ilha não atrairia o mesmo interesse que Veneza e decidiu que seria uma vitória tê-la para os moradores, como um respiro do turismo predatório.
Até prefeito queria “comprá-la”
Em 2014, a ilha foi colocada na lista de leilões da Italian State Property Agency. Diversos consórcios levantaram altos valores para comprá-la, incluindo um ligado ao atual prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, com um orçamento de 513 mil euros (R$ 3,25 milhões). No entanto, a venda não foi aprovada pelo governo italiano.
Horrorizados com a ideia de que a ilha deixasse de ser pública, mais de 4.500 venezianos formaram o grupo Poveglia Per Tutti e arrecadaram 460 mil euros (R$ 2,9 milhões) para garantir o contrato de aluguel.
Guerra, praga e loucura moldaram sua paisagem
A “Isola Maledetta di Poveglia” tem uma história macabra. Fundada em 421 d.C. como uma base militar romana, a ilha se tornou um porto de quarentena durante o surto de praga bubônica no século 18. Navios mercantes eram obrigados a parar ali para isolar marinheiros com sintomas da doença. Estima-se que mais de 160 mil pessoas estejam enterradas na ilha.
No século 19, Poveglia se tornou um manicômio para doentes mentais, onde eram submetidos a tratamentos experimentais. O local fechou em 1968 e, desde então, está abandonado, exceto por uma colônia de coelhos.
Grande parte dos edifícios está em ruínas, com vegetação invadindo janelas e telhados colapsados. Os corredores do antigo hospital são escuros e lúgubres, e os quartos ainda abrigam camas enferrujadas.
Com tanto sofrimento no passado, muitos acreditam que a ilha seja mal-assombrada. Segundo uma lenda, um médico se matou na ilha após ser perseguido por fantasmas de pacientes falecidos.
A má fama de Poveglia já foi tema de programas de tevê como “Ghost Adventures”.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/08/31/ilha-mal-assombrada-de-veneza-agora-e-zona-proibida-para-turistas.htm