Você pode não saber o que é, mas provavelmente já viu Labubus arrematando looks de famosas como Marina Ruy Barbosa, Kim Kardashian, Rihanna, Virginia Fonseca e Dua Lipa. O monstrinho, muito ostentado junto às bolsas das fashionistas, é uma febre da Ásia ao Brasil.
Mas, afinal, o que é Labubu?
Para começo de conversa, Labubu é menina! Sim, a não ser que você se refira ao acessório como “monstro” ou “bichinho” antes, a personagem deve ser tratada no feminino.
A bonequinha é parte de um grupo chamado “The Monsters” (ou “Os Monstros”) pelo artista e autor Kasing Lung, de Hong Kong. Sua primeira aparição foi em uma trilogia de livros ilustrados inspirados pela mitologia nórdica em 2015. No entanto, Labubus começaram a se popularizar em 2019, quando a gigante chinesa do mercado de brinquedos Pop Mart passou a transformá-las em “fofurinhas” colecionáveis, seja no formato chaveiro ou em outros.
Labubu e as Celebridades
Quem realmente transformou a Labubu em mania foi a cantora Lisa, da banda Blackpink. Apaixonada pela boneca e outras coleções de personagens da Pop Mart, a tailandesa não só já comentou sobre sua coleção em entrevistas, como movimentou um enorme séquito de jovens que se inspiram no seu estilo pessoal com pegada “nerd”, como ela define. Isso porque Lisa é a celebridade do movimento K-Pop mais seguida do Instagram hoje, com 106 milhões de seguidores.
No entanto, outro nome poderoso do mercado fashion impulsionou o sucesso da Labubu, especialmente nos EUA: Kim Kardashian. Aos seus 356 milhões de seguidores, a empresária e fundadora da marca de shapewear Skims já exibiu um verdadeiro acervo de Labubus.
Qual é a história da Labubu?
A Labubu é descrita como uma criatura com ares de elfo, segundo a Pop Mart, que tem uma carinha levada, mas é gentil e sempre quer ajudar. O problema? Ela acaba fazendo o oposto, sem querer. Ela é pequena, assustadora, mas tem boas intenções, de acordo com a marca.
É parte da turma da Labubu outra criatura que se parece com ela, mas tem um rabo: Zimomo, líder dos “Monstros”. A dupla não é um casal, porque a Labubu tem um namorado: Tycoco, um esqueleto vegetariano.
Vício
Tanto as Labubus quanto outros personagens comercializados pela Pop Mart são alvo de relançamentos frequentes, com coleções temáticas — algumas frutos de parcerias com grandes marcas como a Coca-Cola.
Mas o que movimenta mesmo os mais entusiastas são as “Blind Boxes”, caixas “às cegas” em que o fã não sabe o que tem dentro. A embalagem informa as carinhas de um pequeno grupo de cerca de seis novas versões do personagem em questão e um item “secreto”, mais raro de conseguir já que são fabricados menos unidades destes designs.
A aparência do item secreto não é revelada nem mesmo na caixa em algumas coleções. Ou seja, a ideia é que a compra funcione um pouco como uma surpresa do Kinder Ovo ou do McLanche Feliz do McDonald’s nos anos 90, antes que os aplicativos tornassem possíveis escolher qual é o brinquedo que vem dentro.
A própria Lisa do Blackpink confessa que costuma comprar coleções inteiras, mas a busca pelo item secreto movimenta até a famosa. É por isso que algumas Labubus se tornam valiosíssimas no mercado paralelo, com modelos mais disputados custando mais de R$ 5.000. Para se ter ideia, as mais básicas saem por cerca de US$ 17 (R$ 100) na Pop Mart.
Desejo está ligado à ideia de escassez
As Labubus se tornaram indispensáveis pela fashionista não só pelo aspecto divertido da caça ao monstrinho, mas justamente porque nem todo modelo está disponível o tempo todo. A ideia de escassez, de algo que é ilusoriamente único ou raro movimenta o mercado do luxo, que é baseado no princípio da exclusividade — eu tenho aquilo que você não tem.
O editor-chefe da revista de moda Perfect, Bryan Yambao, é conhecido por desfilar diversas Labubus penduradas em suas bolsas Birkin, da grife francesa Hermès — uma peça que pode facilmente atingir R$ 500 mil. Ao jornal especializado WWD, ele explicou que a combinação é ideal, em sua opinião.
Visualmente, as bonequinhas ainda apelam para a tendência do caos estilizado, dando um toque divertido a produções sisudas em tempos em que o chamado “quiet luxury”, o luxo silencioso que transformou os tons pastel e a alfaiataria em estrelas, começa a demonstrar sinais de cansaço nas vitrines.
O que é o ‘Lafufu’?
O fascínio em torno da bonequinha cobiçada é tão grande que há fãs que já se dedicam a investigar nas redes se um modelo exibido por uma celebridade é mesmo original ou se seria um caso de “lafufu” — a tal Labubu fake.
Existem alguns surpreendentemente convincentes, mas é possível diferenciá-los, segundo um manual elaborado pela rede americana NBC:
Contagem dos dentes: Toda Labubu tem exatamente nove dentes. Nenhum a mais ou a menos;
Detalhes faciais: Olhe de perto nos olhos e no blush das bochechas, já que os modelos fake tendem a ter uma pintura diferente ou acabamento ruim;
Carimbo no pé: Labubus reais têm o logo do Pop Mart e “O Kasing” gravados nas solas dos seus pezinhos;
Costuras: O acabamento dos pontos na testa da Labubu costuma ser preciso; se parece desigual ou desfiado, é fake.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/05/31/o-que-e-o-labubu-monstrinho-de-luxo-queridinho-de-virginia-e-marina-ruy.htm