Luciano Nardelli: O Chef Argentino que Conquistou São Paulo com Pizza

Quando pensamos em um chef argentino, geralmente imaginamos carne, parrilla, choripán. Mas Luciano Nardelli, de Córdoba, está mudando essa percepção com suas incríveis pizzas em São Paulo. Ele é sócio da Carlos Pizza, uma das pizzarias mais elogiadas da cidade.

Início na Gastronomia

Luciano, ou ‘Lucho’, começou sua jornada na gastronomia aos 12 anos, aprendendo receitas pela TV e preparando comida para seus pais. Aos 15, já era o cozinheiro oficial das reuniões de família e amigos. Aos 16, decidiu que queria trabalhar em um restaurante e foi para Buenos Aires estudar gastronomia.

“Terminando a escola, parti para Buenos Aires fazer gastronomia e o que me encantou foi ter tantas culinárias diferentes, todos os produtos que eu nunca tinha visto. Aspargos não chegavam onde eu morava, por exemplo”, recorda Luciano.

Experiência Internacional

Após dois anos de curso, Luciano foi para a Espanha, onde trabalhou com Toñi Vicente, a primeira chef galega a ganhar uma estrela Michelin. Lá, ele aprendeu a tradição dos peixes e frutos do mar. Em Madri, trabalhou em um restaurante cujo chef tinha passado pela França, e teve a oportunidade de estagiar com Ferrán Adriá no El Bulli.

Luciano também conheceu Belarmino Iglesias, empresário galego radicado em São Paulo, que o trouxe para o Figueira e depois o colocou responsável pelo restaurante em Madri, aberto em 2006. Após uma temporada na Itália, Luciano voltou a São Paulo com o desejo de abrir seu próprio negócio.

Desafios e Sucessos

Luciano trabalhou no D.O.M de Alex Atala por dois anos antes de assumir a cozinha do Riviera Bar. Finalmente, chegou a hora de abrir seu próprio restaurante, a Carlos Pizza, ao lado do arquiteto Carlos Verna, Arthur Hirsch e Rodolpho Ruiz.

“Chegou um momento em que eu queria abrir um negócio do que fosse. Se desse errado, é a vida. Pensava ‘já trabalhei como cozinheiro e funcionou. Já fui subchef, tudo certo. Já fui chef, o próximo passo é ter o meu restaurante'”, conta Luciano.

Uma Nova Jornada

Luciano nunca tinha trabalhado em uma pizzaria antes, mas mergulhou de cabeça no novo desafio. Ele começou atendendo mesas para entender o feedback dos clientes e, após um ano, passou a focar na administração.

Durante a pandemia, Luciano e sua equipe tiveram que se adaptar, com muitos garçons indo para a cozinha e vice-versa. Essa experiência foi enriquecedora e ajudou a equipe a entender melhor todas as partes do negócio.

Foco no Produto e no Cliente

A Carlos Pizza se destaca por suas pizzas individuais, com massa de longa fermentação e forno à lenha. Luciano é obcecado pela qualidade dos ingredientes e pela sazonalidade dos produtos.

“Quando tem o melhor momento do espinafre de tal tipo? Então vamos fazer essa pizza com ele nesses meses. Milho? Tem o ano todo, mas o melhor é em junho”, explica Luciano.

O molho de tomate é o maior orgulho de Luciano. Ele não usa nada em lata e faz o molho no forno à lenha, tirando a pele dos tomates um a um.

“Não trabalho com nada em lata. A gente faz no forno a lenha, tira a pele um a um. É um trabalho muito grande. Eu diria que 30, 40% do tempo da nossa produção é fazer o molho. E acho que as pessoas voltam por causa dele”, conta Luciano.

Favoritos do Cardápio

Se Luciano fosse um cliente da Carlos Pizza, sua escolha seria a Amatriciana, com muçarela, panceta artesanal, queijo de ovelha, cebola, parmesão e orégano. Mas a queridinha do público é a Margherita, que representa 50% das vendas.

“Aí você tenta fazer a melhor margherita que você consegue”, afirma Luciano.

Luciano continua focado em oferecer a melhor experiência para seus clientes, sempre buscando ingredientes de alta qualidade e mantendo a tradição da Carlos Pizza.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/06/29/sem-querer-chef-virou-dono-de-uma-das-pizzarias-mais-celebradas-de-sp.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar