Quem não ama registrar aquele momento único ao conhecer um lugar novo, né? Mas, em alguns monumentos, tirar fotos é proibido ou muito arriscado. Dá uma olhada nessa lista:
Taj Mahal, na Índia
Você já deve ter visto várias fotos impressionantes do Taj Mahal, até a princesa Diana posou nos jardins. Mas, dentro do mausoléu, só conhecendo pessoalmente. O local é sagrado, sendo o descanso eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal. Tirar fotos lá é desrespeitoso e proibido. Celulares também são banidos para não atrapalhar a experiência dos outros. A segurança garante que os visitantes mantenham os telefones desligados ou no silencioso.
Capela Sistina, na Cidade do Vaticano
Não dá para entrar com câmeras ou celulares na Capela Sistina, pois os flashes podem danificar as pinturas de Michelangelo. Além disso, em 1980, o Vaticano aceitou uma doação de US$ 4,2 milhões da Nippon TV para a restauração da capela em troca dos direitos de imagem exclusivos. Hoje, fotos comerciais ainda são proibidas. Guardas podem pedir que turistas apaguem fotos feitas. Em outros museus do Vaticano, fotos são permitidas, mas sem flash e só para uso pessoal.
Vale dos Reis, no Egito
Em 2022, o governo egípcio liberou fotos nas ruas, mas dentro das tumbas no Vale dos Reis, em Luxor, ainda é proibido. Isso protege as artes nas paredes e os artefatos históricos. Em algumas tumbas, dá para comprar autorizações para fotos, mas são caras. Sem esse documento, câmeras e celulares ficam na entrada. Quem tenta entrar com equipamentos escondidos pode ser multado.
Distrito da Luz Vermelha, nos Países Baixos
Em De Wallen, Amsterdã, não há lei proibindo fotos, mas virar a câmera para os profissionais do sexo nas janelas dos bordéis pode causar problemas. Os moradores estão cansados do comportamento dos turistas e preocupados com a privacidade. Nos últimos anos, as autoridades proibiram o consumo de maconha e restringiram a venda de bebidas alcoólicas no bairro. Tours nas vitrines dos prostíbulos também foram proibidos.
Torre Eiffel, na França
A Torre Eiffel é um dos cartões postais mais clicados do mundo. Durante o dia, fotos são liberadas, mas à noite, só para lembrança pessoal. Influenciadores ou quem quer vender a imagem precisa de autorização da SETE, que detém os direitos da imagem da torre iluminada. A iluminação noturna foi criada em 1985 e ainda está protegida por direitos autorais até 2091.
Gion, no Japão
Desde 2019, Kyoto proibiu turistas de fotografarem as gueixas e maikos no bairro de Gion. Em 2024, a regra ficou mais rígida: é proibido entrar nos becos
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/03/21/zero-selfie-e-proibido-fazer-foto-nestes-cinco-cartoes-postais-mundo-afora.htm