Gente, olha só! O presidente Lula saiu do hospital neste domingo (15) usando um chapéu super estiloso, parecido com o famoso Panamá. A Presidência não confirmou o modelo exato, mas o acessório original é feito de palha com uma faixa preta e tem origem no Equador. Chique, né?
Entenda
Chapéu tem origem no Equador. A peça é feita com toquilla, um tipo de palha que só cresce na região e que sai de uma planta parecida com uma palmeira. A palha é cozida com enxofre para que suas fibras fiquem brancas e macias.
Peça é feita de forma artesanal e trabalho pode demorar meses. Os chapéus são confeccionados por famílias no Equador, especialmente na cidade de Cuenca. O trabalho pode levar dias ou até meses, dependendo da qualidade da palha.
O chapéu ganhou o nome Panamá no início do século 20. Na época da construção do Canal do Panamá, trabalhadores americanos começaram a usar o acessório dos trabalhadores locais para se protegerem do calor.
Acessório ficou famoso em 1906 após foto de Roosevelt. O então presidente americano, Theodore Roosevelt, usava um chapéu Panamá quando foi fotografado em cima de uma escavadeira que abria o Canal do Panamá, o que ajudou a popularizar a peça.
Lula usou chapéu para esconder curativo na cabeça. “Eu pus o chapéu para vocês não verem o curativo que o doutor acabou de fazer agora. Não quero que vocês vejam porque eu sou um cara teoricamente bonito, mas, na prática, minha cabeça está me deixando um pouco feio”, brincou o presidente.
*Com informações de reportagem da agência Efe.