Não tem como negar, macarronada à bolonhesa é um clássico dos domingos. A atriz Bruna Spínola lembra que, quando era criança, ia todo o final de semana para o interior de São Paulo e sua avó sempre fazia a receita:
Eu acordava com o cheirinho de molho que se espalhava pela casa. Ela fazia tudo devagar, com calma, em fogo baixo, e o resultado era sempre o mesmo: mesa cheia, farta, com a família reunida em volta
Receitas de Domingo
Para este episódio do programa Receitas de Domingo, ela resgata o passo a passo desse prato afetivo: a macarronada à bolonhesa. E ainda revela alguns segredinhos de família que tornam a receita ainda mais especial.
Confira no vídeo todas as etapas e dicas preciosas para o molho e, abaixo, a receita completa:
Macarronada à bolonhesa
Ingredientes
- 700g de carne moída (patinho é uma boa opção)
- 1 cenoura bem picadinha
- 1 talo de salsão picado
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho ralados
- 4 latas de tomate pelatti (400g)
- 1 taça de vinho tinto seco
- Azeite de oliva
- 1 xícara tomatinho cereja
- Manjericão fresco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 pacote de espaguete
- Queijo parmesão ralado para finalizar
Modo de fazer
- Comece com o refogado: em uma panela grande, coloque o azeite de oliva e a cebola bem picadinha e deixe por alguns minutos.
- Quando a cebola começar a ficar dourada, acrescente os 2 dentes de alho ralados.
- Antes que os alhos comecem a grudar no fundo, coloque 1 cenoura pequena ou média bem cortadinha, deixe fritar por cerca de 3 minutos e então acrescente o talo de salsão picado.
- Misture tudo, acrescente um pouco de sal, e refogue por cerca de 7 minutos.
- Em seguida, entre com a carne moída da seguinte maneira: abra um buraco no centro, acrescente mais um pouco de azeite e coloque a carne.
Dica da Bruna: “O segredo nesta etapa é não mexer muito no começo. Deixe formar aquela crostinha da fritura, conforme mostro no programa. Tem que ter paciência.”
- Tempero a carne com sal e pimenta-do-reino e, quando ela começar a ‘pegar’ no fundo, comece a colocar o vinho aos poucos e mexa para ‘descolar’ a crostinha. Repita o processo do vinho até acrescentar a taça toda na panela.
- Depois de adicionar todo o vinho, é hora de encorpar o molho: adicione 4 latas de tomates pelados (previamente amassados com um socador ou outro utensílio) e a folha de louro.
- Quando comecar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por pelo menos 1 hora, mexendo de vez em quando. A ideia é a o molho reduzir bem devagar.
- Depois de cerca de 40 minutos que o molho está no fogo, coloque a água do macarrão pra ferver e prepare a massa conforme instruções do pacote — e não jogue a água do cozimento fora, ela será usada na eatapa seguinte.
- Quando der o tempo do molho (cerca de uma hora de cozimento), acrescente duas conchas da água do cozimento da massa, a xícara de tomates-cereja cortados ao meio ou em quatro, e deixe o molho apurar um pouco mais.
Dica da Bruna: “Quando você puxa a colher da panela e o molho não pinga mais, é que ele está bem concentrado, no ponto ideal para comer. No programa é mostro esta etapa e como fazer”
- Coloque o molho sobre a massa e finalize com umas folhinhas de manjericão fresco e queijo parmesão ralado
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/06/29/vinho-tinto-e-fogo-baixo-segredos-de-uma-macarronada-a-bolonhesa-perfeita.htm