Gente, olha só essa novidade! O Mukaab, que promete ser o maior prédio do mundo, começou a ser construído em Riade, na Arábia Saudita. A construtora New Murabba anunciou que já escavaram cerca de 7 milhões de metros cúbicos no local para dar início à obra.
Com um formato de cubo, o Mukaab não será o prédio mais alto (esse título ainda é do Burj Khalifa, em Dubai, com seus 828 metros), mas com 400 metros de altura, largura e profundidade, ele terá a maior área de solo e o maior espaço interior, com 64 milhões de metros cúbicos de volume. É muito espaço!
Desde 1968, o recorde de maior volume é do prédio da Boeing em Everett, nos EUA, com 13,4 milhões de metros cúbicos, segundo o Guinness World Records. Ou seja, o Mukaab será capaz de comportar cerca de 20 edifícios iguais ao Empire State Building, de Nova York.
A proposta da construtora, presidida pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman Al Saud, é que o cubo fique no coração do novo distrito central da cidade, também chamado de Murabba. E não para por aí: dentro do Mukaab, haverá uma verdadeira minicidade, com mais de 100 mil apartamentos residenciais, nove mil quartos de hotéis, quase 930 mil metros quadrados de lojas e 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios. É um verdadeiro universo dentro de um prédio!
Além disso, o Mukaab contará com atrações turísticas, áreas de lazer e centros culturais. No centro do prédio, haverá um átrio em formato de domo com uma torre em espiral e cortinas de projeção para experiências digitais imersivas e holográficas, tudo criado com inteligência artificial. Super futurista, né?
A fachada do Mukaab será recoberta por telas com desenhos triangulares, homenageando o estilo de arquitetura Najdi, típico da região. E claro, haverá áreas verdes acessíveis a 15 minutos de caminhada de qualquer ponto do cubo.
O novo arranha-céu também terá um museu, uma universidade dedicada a estudos de tecnologia e design, além de centros culturais e de entretenimento. Tudo isso faz parte das preparações do reino para a Expo 2030, que trará visitantes do mundo inteiro à Arábia Saudita.
O edifício está avaliado em cerca de US$ 50 bilhões (R$ 287 bilhões) e contará com 900 trabalhadores na obra até sua inauguração, prevista para 2030. É um projeto super ambicioso e inovador, que promete transformar Riade em um verdadeiro centro de inovação e cultura.