Se você está procurando viver o naturismo de forma plena, há uma variedade de lugares onde a prática é permitida: praias, resorts e até mesmo museus. Recentemente, um cruzeiro que reúne 2.000 pessoas ficou famoso, mas com muitas regras para garantir o respeito a todos.
Confira algumas dicas para explorar e aproveitar o naturismo.
Praias pelo Brasil
No Brasil, o nudismo é permitido oficialmente em oito praias, reconhecidas pelos municípios e pela FBRN (Federação Brasileira de Naturismo). Estas praias estão espalhadas por cinco estados:
Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)
Reconhecida em 1988, é a primeira praia oficial de nudismo do Brasil. Com cerca de 500 metros de extensão e cercada de vegetação, a Praia do Pinho é famosa por suas ondas fortes. Desde 2004, está listada como uma das melhores praias naturistas do mundo.
Praia de Pedras Altas, Palhoça (SC)
Com mar tranquilo e sem ondas, a Praia de Pedras Altas oferece uma pousada rústica, restaurante, camping e estacionamento. O acesso é pela BR 101, a 30 km ao sul de Florianópolis.
Praia da Galheta, Florianópolis
De areia fina e branca, com águas cristalinas, a Praia da Galheta só pode ser acessada por trilha. O naturismo é praticado desde a década de 1980, promovendo respeito e harmonia com a natureza. Embora a lei que permitia o naturismo tenha sido revogada em 2016, a prática continua popular.
Praia Olho de Boi, Búzios (RJ)
Com acesso a pé pela Praia Brava de Cabo Frio, a Praia Olho de Boi é pequena, com cerca de 50 metros de extensão, e cercada por costões. O local é selvagem e sem infraestrutura.
Praia do Abricó, Rio de Janeiro
Localizada na zona oeste do Rio, próxima à Reserva de Grumari, a Praia do Abricó tem 250 metros de extensão e é a única da cidade amparada por lei. Conta com restaurante próximo e barracas de bebidas.
Praia Barra Seca, Linhares (ES)
A 142 km de Vitória, a Praia Barra Seca tem 200 metros para a prática do naturismo. Com mar bravo e areia grossa, a praia oferece cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia elétrica.
Praia de Massarandupió, Entre Rios (BA)
A 93 km de Salvador, a Praia de Massarandupió é acessada após uma caminhada de 20 minutos entre dunas e coqueirais. Com mar limpo e ondas fortes, a praia oferece quiosques e área de camping.
Praia de Tambaba, Conde (PB)
A 30 km de João Pessoa, a Praia de Tambaba é a primeira do Nordeste a ter naturismo oficial. Com águas cristalinas e mornas, piscinas naturais e falésias, o local é dividido em áreas para famílias, homens desacompanhados e uso de roupa de banho.
Pelo mundo
Desire Riviera Maya Pearl Resort (México)
Exclusivo para casais maiores de 21 anos, o hotel oferece áreas onde as vestimentas são opcionais. A rede Desire também oferece cruzeiros com nudez permitida.
Katikati Naturist Park (Nova Zelândia)
O parque oferece piscina, jacuzzi, sauna, xadrez ao ar livre, minigolfe, cozinhas, banheiros, lavanderia e um rio perfeito para mergulho nu.
Hedonism II Resort (Jamaica)
All-inclusive e destinado a adultos, o resort tem áreas onde a nudez é obrigatória. Oferece spa, shows ao vivo, mergulhos e jogos.
Cypress Cove Nudist Resort (EUA)
Localizado na Flórida, o resort familiar tem 84 quartos, áreas para acampamentos, academia, piscinas aquecidas, lago, práticas esportivas e restaurantes. Promove um nudismo saudável e respeitoso.
Casas de banho ‘onsen’ (Japão)
Nas tradicionais casas de banho japonesas, os hóspedes devem estar nus para aproveitar as águas termais extremamente quentes.
Praias Aguas Blancas e Es Cavallet (Espanha)
Em Ibiza, as praias têm áreas dedicadas ao naturismo. Aguas Blancas tem quase 300 metros de comprimento, protegida por uma falésia e banhada por água cristalina.
Cap d’Agde Naturist Village (França)
Com vista para o mar Mediterrâneo, o destino oferece uma praia de areia com 2 km de extensão, marina e diversas opções de hospedagem. A nudez total é obrigatória e há regras de higiene e respeito à privacidade.
*Com informações de matérias publicadas em 20/09/2023 e 30/12/2023.