Imagina só, um navio cheio de carros novos pegando fogo no meio do oceano! O Morning Midas, que ia da China para o México, está nessa situação há oito dias. O navio foi abandonado pelos seus 22 tripulantes, que foram resgatados sem ferimentos. Agora, ele está à deriva no Pacífico, a cerca de 500 km da costa do Alasca, e parece que não tem como evitar o naufrágio. 😱🚢
Como Tudo Começou
O incêndio começou na semana passada, quando os tripulantes detectaram fumaça vindo de um dos deques internos. Lá estavam estacionados 65 veículos elétricos e 681 modelos híbridos de marcas chinesas. Apesar dos esforços para apagar o fogo, não teve jeito, e o navio foi abandonado. Ele continua queimando, mas ainda tem partes intactas, incluindo alguns deques cheios de carros.
Socorro Chegou Tarde
Na segunda-feira, seis dias após o início do incêndio, o primeiro rebocador da Guarda Costeira Americana chegou ao local. Ele tem capacidade para lançar jatos de água no casco, mas só conseguiu monitorar o navio em chamas. Outros dois rebocadores estão a caminho, mas a região é bem distante da costa. A esperança é que os jatos de água consigam controlar o fogo, ou que ele se auto-extingua, o que ninguém acredita que vai acontecer.
Problema com Carros Elétricos?
O incêndio no Morning Midas começou no compartimento dos automóveis elétricos. A suspeita é que as baterias de íons de lítio desses veículos tenham causado o fogo. Esse tipo de bateria contém eletrólitos inflamáveis e materiais altamente reativos, que podem gerar curto-circuitos se não forem desativadas corretamente. Quando atingidas pelo fogo, essas baterias podem chegar a 2.700 graus Celsius, acelerando as chamas.
Esse foi o 12º caso de incêndio em navios transportadores de automóveis nos últimos 10 anos, e o oitavo envolvendo veículos elétricos. Isso tem preocupado empresas e seguradoras marítimas, que até cogitam não aceitar coberturas para o transporte desses veículos.
Casos Anteriores
Fremantle Highway
Em julho de 2023, o Fremantle Highway pegou fogo na costa da Holanda, transportando 3.783 automóveis japoneses. Dos 23 tripulantes, 16 foram resgatados por helicóptero, sete se atiraram ao mar e um morreu. O navio foi rebocado e o fogo debelado. Cerca de 1.000 veículos foram salvos e vendidos no mercado europeu.
Grande Costa D’Avorio
Em julho de 2019, o Grande Costa D’Avorio pegou fogo no porto de Newark, nos EUA, enquanto recebia 1.200 veículos usados. O fogo durou seis dias e custou a vida de dois bombeiros.
Felicity Ace
Em fevereiro de 2022, o Felicity Ace pegou fogo perto das ilhas dos Açores, transportando cerca de 4.000 automóveis de luxo. O navio afundou, e a suspeita é que o incêndio tenha começado em um dos poucos carros elétricos a bordo.
Höegh Xiamen
Em junho de 2020, o Höegh Xiamen pegou fogo no porto de Jacksonville, na Flórida, após receber 2.420 veículos usados. O incêndio foi causado pela bateria de um dos automóveis, que havia sido incorretamente desconectada.
Grande Europa
Em maio de 2019, o Grande Europa pegou fogo perto da costa de Palma de Maiorca, na Espanha, transportando 1.687 veículos. O fogo começou no deque dos veículos elétricos.
Grande America
Em março de 2019, o Grande America pegou fogo no Golfo da Biscaia, entre a Espanha e a França, transportando 2.100 veículos. O navio afundou após dois dias de incêndio.
Sincerity Ace
Em dezembro de 2018, o Sincerity Ace pegou fogo no Pacífico, transportando 3.500 veículos da marca Nissan. O navio foi salvo e rebocado ao Japão, mas cinco tripulantes morreram.
Um Caso Histórico
Em 1988, o navio japonês Reijin encalhou e foi perdido no litoral norte de Portugal, transportando 5.000 automóveis. A praia da Margarida virou ponto de peregrinação dos portugueses, que sonhavam em resgatar algum carro. Mas o desfecho foi trágico, e o sonho coletivo morreu na praia.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/historias-do-mar/2025/06/11/navio-com-3000-carros-zero-km-queima-ha-8-dias-no-mar-e-nao-ha-como-apagar.htm