Gente, que notícia mara! A Notre Dame de Paris vai reabrir em 8 de dezembro de 2024, depois de cinco anos fechada por causa daquele incêndio terrível em 2019. A catedral vai voltar com tudo, mas agora com um esquema de admissão super moderno: reservas e ingressos gratuitos via plataformas digitais, segundo o jornal francês Le Parisien.
Com uma expectativa de 15 milhões de visitantes por ano (antes eram 10 milhões), a Diocese de Paris e a prefeitura vão lançar uma bilheteria digital no site e no app da catedral. Dá pra marcar a visita com até dois dias de antecedência. Prático, né?
“Este sistema estará disponível, tanto para grupos como indivíduos, gratuitamente assim que [a catedral] reabrir”, informou a diocese. A ideia é garantir a segurança e reduzir filas. A catedral só comporta 2.500 pessoas por vez, e os arredores ainda estarão em obras por três anos para a construção de uma promenade, parque e passarela subterrânea.
O app deve ser lançado até o fim de novembro, e o site da catedral já está sendo atualizado para incluir a bilheteria digital. Nos primeiros seis meses, grupos turísticos não serão permitidos e o sistema de reservas será limitado. “Você não poderá reservar com seis meses de antecedência. Não queremos tornar a catedral em um museu, mas manter sua espontaneidade. Você provavelmente será capaz de reservar um ou dois dias antes e também poderá vir sem uma reserva”, garantiu Sybille Bellamy-Brown, gerente de atendimento ao público da Notre Dame.
Quase pronta
A restauração da Notre Dame está na fase final e, nesta quinta (12), a catedral recebeu de volta seus sinos icônicos, que inspiraram o romance “Notre Dame de Paris” de Victor Hugo. A chegada dos sinos foi compartilhada nas redes sociais da igreja e do projeto de restauração.
Parte da torre voltou a ser vista nos céus de Paris em fevereiro, quando os andaimes começaram a ser retirados. Em março, a torre já podia ser admirada novamente. Antes toda em ferro e madeira, a estrutura agora é de carvalho, recoberta por chumbo e com um catavento de cobre na ponta. O design segue fiel ao original do século 19, assinado por Eugène Viollet-Le-Duc.
As famosas gárgulas e quimeras também voltaram no início do ano.
Como será a nova Notre-Dame por dentro?
O Arcebispo de Paris, monsenhor Laurent Ulrich, escolheu em junho de 2023 os designers responsáveis pelo novo mobiliário e objetos litúrgicos da catedral. “Escolhi esses artistas para garantir que a decoração litúrgica incorpore o princípio de ‘nobre simplicidade’. Eles devem tocar o coração de cada visitante, mesmo fora das celebrações religiosas, e resistir ao teste do tempo”, explicou o monsenhor.
Entre os escolhidos está Guillaume Bardet, que vai criar cinco itens essenciais: fonte batismal, púlpito, altar principal, tabernáculo e cátedra. Bardet quer que as peças abracem o passado, incorporem o presente e vislumbrem o futuro, usando materiais como madeira e bronze.
Ionna Vautrin foi escolhida para desenhar as cadeiras que receberão o público. “Eu foquei em uma característica arquitetônica específica da Notre-Dame: um grupo largo de pilares, pilastras e colunas que enfatizam a verticalidade estonteante da catedral”, justificou Vautrin.
Sylvain Dubuisson assina o novo relicário que guardará a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo. A peça será de madeira de cedro e permitirá que os fiéis toquem a obra e deixem uma vela acesa em sinal de respeito e oração.