Gente, olha só essa novidade! As companhias aéreas nos EUA agora têm que reembolsar automaticamente os passageiros por voos cancelados ou atrasados. Isso é graças a uma nova regulamentação do Departamento de Transporte dos EUA, que entrou em vigor na última semana de outubro.
Com essa nova regra, os viajantes não precisam mais passar pela chatice de fazer uma queixa formal para receber o dinheiro de volta. Na quarta-feira (30), o Secretário de Transporte, Pete Buttigieg, explicou que a ideia é incentivar as companhias a reduzirem os transtornos, como atrasos e cancelamentos.
“Quando uma companhia sabe que todos os passageiros de um voo cancelado vão realmente receber seu dinheiro de volta, isso dá a eles um motivo a mais para investir em agendamentos realistas e evitar esses cancelamentos”, disse Buttigieg em um anúncio à imprensa, reportado pela CBS.
Os passageiros vão receber reembolso em casos de:
- Voos significativamente alterados ou cancelados: Se o atraso for de mais de três horas para voos domésticos e seis horas para internacionais, ou se a viagem não acontecer. Mudanças de aeroporto, aumento de conexões, rebaixamento de classe, conexões em aeroportos diferentes ou voos em aeronaves menos acessíveis também garantem o reembolso.
- Atraso significativo na devolução da bagagem: Se a mala não for entregue até 12 horas após o desembarque doméstico ou entre 15 a 30 horas após a chegada de um voo internacional, dependendo da duração do voo, o passageiro deve receber o reembolso da taxa de bagagem.
- Serviços extras não oferecidos: Qualquer taxa paga por um serviço extra que não foi oferecido, como Wi-Fi de bordo, assento selecionado ou entretenimento de bordo, também deve ser reembolsada automaticamente.
Como será feito o reembolso?
O valor total, incluindo impostos e taxas, deve ser devolvido automaticamente, sem necessidade de pedido ou burocracia, conforme a regulamentação do Departamento de Transporte. Agentes de viagem e companhias devem emitir o reembolso em até sete dias úteis para compras com cartão de crédito e 20 dias úteis para outros métodos de pagamento.
Todos os reembolsos devem ser feitos em dinheiro ou na forma de pagamento original, incluindo milhas aéreas. Não será permitido emitir vouchers ou créditos, a menos que o próprio passageiro opte por isso.
Se o passageiro for desaconselhado a viajar por um profissional de saúde devido a uma doença contagiosa grave, as companhias também devem fornecer créditos ou vouchers transferíveis para voar em outra data nos próximos cinco anos, mediante apresentação de documentação que comprove o estado de saúde.
As companhias mais atrasadas dos EUA
No último relatório mensal de outubro, o Escritório de Proteção ao Consumidor da Aviação do Departamento de Transporte divulgou uma lista das companhias aéreas com pior pontualidade nos EUA. Confira as piores:
1ª: JetBlue Airways: apenas 60,75% dos voos chegam no horário;
2ª: Frontier Airlines: 65,2% chegam no horário;
3ª: American Airlines: 66,7% dos voos chegam no horário;
4ª: Spirit Airlines: 67,1% dos voos chegam no horário;
5ª: United Airlines: 74,9% dos voos chegam no horário;
6ª: Republic Airways: 74% dos voos chegam no horário;
7ª: Alaska Airlines: 73,8% dos voos chegam no horário;
8ª: Endeavor Air: 73,5% dos voos chegam no horário;
9ª: Allegiant Air: 73,2% dos voos chegam no horário;
10ª: PSA Airlines: 72,5% dos voos chegam no horário.