Obeliscos Egípcios pelo Mundo: Uma Jornada Histórica

Gente, olha que curioso! Um obelisco de 200 toneladas e 21 metros de altura, construído em Heliópolis, no Antigo Egito, com granito das cataratas do Nilo, está em pé até hoje. E sabe onde? Em Nova York! 😲

Esse obelisco celebra as vitórias militares de Ramsés 2° e é um dos muitos que foram espalhados pelo mundo. Menos da metade dos obeliscos egípcios conhecidos ainda estão no Egito. O resto foi levado por invasões e diplomacia.

Como tudo começou

O primeiro imperador romano, Augusto, começou essa moda. Quando ele conquistou o Egito, viu um monólito em Heliópolis, esculpido por ordem do faraó Seti 1° no século 13 a.C. Transportar um pedaço de granito de 263 toneladas sem metais mais duros que o bronze era um feito impressionante de engenharia, como destaca o egiptólogo Nicky Nielsen.

O obelisco foi levado para Roma em 10 a.C. em navios construídos especificamente para isso. Os romanos adaptaram os obeliscos, homenageando Sol Invictus e inserindo inscrições em latim para reforçar o poder de Augusto.

Obelisco de Ramses 2° na Piazza del Popolo, em Roma, em gravura do século 16 – Sepia Times/Universal Images Group via Getty Images (750×1)

Um dos obeliscos foi instalado no Campo de Marte em Roma e redescoberto em 1792, sendo movido para a praça Montecitorio. Outro foi parar no Circo Máximo, mas foi derrubado e restaurado na Piazza del Popolo em 1568.

Mais obeliscos em Roma

Obelisco da Piazza San Giovanni – Getty Images/imageBROKER RF (750×1)

Constantino, no século 4º, também quis um obelisco no Circo Máximo, que hoje está na Piazza San Giovanni Laterano. Com 32 metros de altura, é o mais alto obelisco da Antiguidade ainda de pé.

Calígula trouxe o obelisco do Vaticano, que está no centro da praça de São Pedro. Ele ficava no Circo de Calígula, onde hoje é a Cidade do Vaticano. Para mascarar a conotação pagã, o papa Sisto 5° colocou cruzes no topo dos obeliscos.

Obelisco do Vaticano – Getty Images (750×1)

Roma ficou tão obcecada por obeliscos que começou a encomendar novos ou fazer cópias. A cidade tem 13 obeliscos da Antiguidade, mais do que o Egito.

Obeliscos pelo mundo

Obelisco na Parasça Sultanahmet, em Istambul, na Turquia – Getty Images (750×1)

Istambul tem um obelisco, transferido no século 4º d.C. Paris tem um na Place de la Concorde, presente do Egito no século 19. Londres tem a Agulha de Cleópatra, trazida de Alexandria em 1819.

Obelisco da Place de la Concorde, em Paris – Getty Images (750×1)

Nova York tem outra Agulha de Cleópatra, presente do Egito aos EUA. A viagem de Alexandria a Nova York foi patrocinada pelo clã Vanderbilt, e o obelisco foi instalado no Central Park em 1881.

Repatriação

De tempos em tempos, surge o debate sobre devolver os obeliscos ao Egito. Em 2011, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades escreveu à administração do Central Park sobre os danos ao obelisco, ameaçando trazê-lo de volta ao Egito se não fosse cuidado adequadamente.

Transportar essas estruturas é uma tarefa hercúlea, e a ameaça ficou no papel. É bem mais fácil reaver peças de museu.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar