Quantas uvas são necessárias para fazer uma garrafa de vinho?

Quantidade depende de vários fatores, mas existem algumas estimativas

Você já se perguntou com quantas uvas se produz uma garrafa de vinho? Produtores, sommeliers e apaixonados pela bebida já questionaram quantos quilos de uva é preciso esmagar para se obter 750 ml de bebida, quantidade padrão de uma garrafa.

Há uma estimativa, mas a pergunta não é tão simples de ser respondida, pois a quantidade depende de alguns fatores, como o tipo de uva e o rendimento por hectare. As uvas tintas, por exemplo, rendem mais que as brancas.

A qualidade também deve ser levada em conta, pois uvas com altos rendimento tendem a elaborar vinhos menos nobres. Por isso, o enólogo precisa encontrar o justo equilíbrio entre quantidade e qualidade para produzir um bom rótulo.

Rendimento por hectare

Um hectare de vinhedo pode produzir entre 8.000 kg e 13.000 kg de uvas, embora o rendimento dos melhores vinhos não passe de 7.500 kg. Rótulos com Denominações de Origem como DOC e DOCG precisam respeitar limites ainda inferiores, definidos pela legislação local, com rendimentos que oscilam entre 800 kg e 1.500 kg.

A idade das vinhas e os fatores ambientais também influenciam na produção e é difícil para o vitivinicultor saber com exatidão qual será o tamanho da colheita. Ele, com frequência, se baseia em estimativas que podem sofrer oscilação a depender das condições climáticas daquela safra.

Quanta uva cabe numa garrafa

O Instituto do Vinho da Califórnia calcula que com uma tonelada de uva (1.000 kg) se produzem 63 caixas de vinhos, ou seja, 756 garrafas de 750 ml. Trocando em miúdos, para uma garrafa de vinho é necessário cerca de 1 kg de uva e para juntar 1 kg de uva é preciso entre seis e oito cachos da fruta.

Dito de outra forma, o rendimento médio da uva é de 70%, ou seja, a partir de 100 kg de uva se obtém 70 litros de vinhos.

Esse número superou sua expectativa ou você achou que seria preciso de mais uva para fazer uma garrafa de vinho? Agora que você conhece esse dado, ele pode render uma ótima conversa em uma degustação.

Vinhos de excelente custo-benefício

A seguir, queremos te apresentar vinhos argentinos de excelente custo-benefício que são perfeitos para o dia a dia e para ocasiões especiais, como um encontro entre amigos, uma noite romântica e até mesmo para acompanhar uma tarde na piscina ou na praia.

Estamos falando da linha Porteño, produzida pela centenária vinícola Norton no prestigiado terroir de Mendoza, que conta com três vinhos tintos e três brancos. Conheça todos:

  • Porteño Malbec

Esse tinto é elaborado com a uva icônica da Argentina. É um vinho muito fácil de beber que apresenta aromas de especiarias, como pimenta-do-reino. Em boca, é frutado, equilibrado e com taninos macios. É perfeito para acompanhar pizzas e massas com molho vermelho.

Porto a Porto ()
  • Porteño Cabernet Sauvignon

Argentina já não é mais só a terra do Malbec, por isso vale a pena experimentar esse maravilhoso Cabernet Sauvignon com aromas de frutas maduras como cerejas e amoras, com notas de cassis. Em boca, possui taninos macios e suculento. Acompanha à perfeição pizzas e massas com molho vermelho.

  • Porteño Chardonnay

Branco delicioso para acompanhar saladas e queijos moles. Apresenta aromas de frutas brancas, como maçã verde, e tropicais, como abacaxi. Em boca, possui boa estrutura e equilíbrio, além de saboroso final.

Porto a Porto ()
  • Porteño Torrontés

Apresenta aromas de pêssego e abacaxi, com notas florais. Em boca, é fresco e muito equilibrado. Harmoniza com saladas verdes e dias quentes.

  • Porteño Suave e Refrescante tinto

Esse tinto naturalmente suave é deliciosamente frutado, com destaque para aromas de framboesa. Em boca, tem sabor cheio de fruta, é equilibrado e levemente adocicado. É ideal para acompanhar sobremesas à base de chocolate.

  • Porteño Suave e Refrescante branco

Branco naturalmente suave com belos aromas de mel. Em boca, é levemente adocicado e equilibrado. Ideal para acompanhar sobremesas à base de frutas.

Porto a Porto ()

BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Este conteúdo é uma produção de Porto a Porto e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar