Queijo Cheddar Ganha Versões Brasileiras na Feira do Caminho do Queijo Paulista

Amarelão e bem simples: talvez seja essa imagem que você tenha do famoso queijo cheddar. Mas, surpresa! Ele tem outros processos, aspectos e sabores por aí.

Inclusive, versões ‘made in São Paulo’ que vão brilhar na Feira do Caminho do Queijo Paulista, que chega à sua quinta edição neste fim de semana.

Carolina Vilhena, da BelaFazenda, explica: o mais tradicional é o inglês, maturado com tecido de algodão, impermeabilizado com banha de porco ou manteiga e feito em blocos redondos e enormes – cerca de 20 kg.

O que a gente mais conhece por aqui é o cheddar americano, industrial e maturado em embalagem plástica à vácuo.

“A diferença entre eles é que o tempo de maturação do cheddar tradicional é muito maior e ele tem muito mais sabor e complexidade”, explica Carolina.

É um queijo que a gente come gemendo de tão gostoso que é, se derrete.

Já o queijo do Tio Sam, mais comercial e fácil de derreter, vem de uma maturação muito mais rápida e simples.

Versão brasileira, BelaFazenda

A queijaria de Carolina, localizada em Bofete, faz versões brasileiras inspiradas nos queijos cheddar da Inglaterra.

A gente faz peças não tão grandes quanto os ingleses, mas que chegam a 7 quilos. Há processo artesanal da cheddarização, que é moldar as placas, empilhá-las e depois picar todas essas placas em cubos e aí a gente enforma como se faz num queijo tradicional cheddar inglês, explica.

E não é apenas uma versão brasileira, mas três:

O Pampa, com duas massas diferentes: uma com urucum e a outra sem. Estas são misturadas e geram uma peça de queijo com um desenho camuflado, malhado. Daí o nome: como os cavalos malhados.

O Amazonito, colorido naturalmente com spirulina, então ele fica com um marmorizado verde.

E o Goró, que recebe cerveja na massa para dar uma leve saborizada e que ganha coloração natural com cacau e fica bem marrom.

Tecnicamente seguem o mesmo processo do cheddar inglês, mas na BelaFazenda ganham toques de brasilidade.

Feira do Caminho do Queijo Paulista

Um coletivo formado por 16 produtores, há 7 anos, se une com o objetivo de difundir e trazer visibilidade à produção queijeira do estado de São Paulo e realiza pela quinta vez a feira na capital paulista.

Durante os dois dias de evento será possível degustar e comprar diversos tipos de queijos – certificados e validados, dos frescos aos curados em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas, produzidos com leites de vaca, ovelha, cabra e búfala a partir de receitas autorais ou inspiradas em clássicos da escola europeia adaptados às características locais.

A última edição do evento, realizada no ano passado, atingiu recorde de público e pra esse ano a organização espera ainda um aumento de 50% no número de visitantes.

Serviço:

5ª Feira do Caminho do Queijo Paulista
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
3 e 4 de agosto, 2024
Sábado, dia 3, das 10h às 19h
Domingo, dia 4, das 10h às 18h
Entrada franca

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar