Gente, celebrar o aniversário de São Paulo é sinônimo de muita cultura e diversão! A cidade completa 471 anos e a programação está recheada de música, teatro, dança, exposições, filmes e oficinas para todas as idades durante todo o fim de semana. E o melhor: a maioria das atrações é gratuita! 🎉
A Prefeitura de São Paulo organizou um roteiro incrível, movimentando todas as regiões da cidade neste sábado (25) e domingo. Além disso, muitas instituições privadas também estão com atividades especiais para marcar a data.
Se você está adiando aquela visita ao museu ou exposição por causa de grana, fica de olho nas redes sociais dos espaços, porque muitos estão oferecendo ingressos gratuitos em homenagem à cidade. O Masp, Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa e MIS são alguns deles. Bora aproveitar, né? 😍
Selecionamos dez programas culturais imperdíveis para você curtir esse aniversário de Sampa:
Novo prédio do Masp
Pela primeira vez, o Masp abre as portas do seu novo Edifício Pietro Maria Bardi. Sábado (25) e domingo têm programação gratuita com música (Barbatuques, Xênia França e Bixiga 70 com Tássia Reis), dança (Studio 3 Cia de Dança e Morena Nascimento) e leitura dramática com Isabel Teixeira e Mateus Solano. A partir das 10h. Vai lá: Av. Paulista, 1500, Bela Vista.
Viola na Pinacoteca
A Pinacoteca celebra o aniversário de São Paulo com show gratuito dos mestres violeiros João Arruda e Levi Ramiro, acompanhados pela flautista Ester Alves. O trio promete um mergulho nas modas caipiras, resgatando as raízes da música paulistana. A apresentação acontece no sábado (25), às 15h, no pátio interno do edifício Pina Luz. Vai lá: Praça da Luz, 2, Bom Retiro.
Música no museu
O Museu do Ipiranga é palco para o show gratuito, sábado (25), da multi-instrumentista Adriana Sanchez, às 11h, com clássicos de Adoniran Barbosa e Rita Lee, entre outros. Os ingressos para o show devem ser retirados a partir das 10h, na bilheteria. A programação inclui atividades para crianças no sábado e domingo. Vai lá: Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga.
Sabores paulistanos
Sábado (25) e domingo acontece o Festival São Paulo – Sabores dos Bairros, que celebra a gastronomia e a cultura da cidade. Mais de 40 estandes de comidas vão representar os bairros icônicos, seus imigrantes e a diversidade à mesa. O palco recebe artistas com os ritmos que embalam a capital. Das 11h às 21h, com acesso gratuito. Vai lá: Av. Frederico Hermann Jr., 595, Pinheiros.
O som e o ritmo das quebradas
O Museu das Favelas celebra os 471 anos com a “Festa de Favela: Baile do Mic Aberto”. O evento, no sábado (25), vai reunir 10 artistas independentes de hip-hop, rap e funk, valorizando a cultura periférica e destacando os talentos das quebradas paulistanas. Das 15h às 17h30, com entrada gratuita. Vai lá: Largo Páteo do Colégio, 148, Centro.
Shows de graça
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe grandes shows neste fim de semana: sexta (24) tem Paulo Miklos, às 19h; sábado, às 19h, tem Geraldo Azevedo; e domingo, às 18h, tem Maria Gadú. Os ingressos devem ser retirados duas horas antes das apresentações. A programação gratuita ainda inclui teatro e roda de samba, entre outras atividades. Vai lá: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade.
Vila Musical
O Edifício Oswald de Andrade abriga o projeto Vila Musical, com uma programação diversificada, incluindo samba, MPB, jazz, blues, rap, música erudita, ritmos cubanos e mais. O evento celebra os 471 anos de São Paulo, destacando a diversidade cultural da cidade. No sábado (25) e domingo, das 14h às 18h, com entrada gratuita. Vai lá: R. Três Rios, 363, Bom Retiro.
Cinema nacional
Quem ainda não assistiu aos dois sucessos recentes do cinema nacional tem a chance de acompanhá-los sob o céu paulistano, no Jardim Suspenso do CCSP. Sábado (25) será exibido “Ainda Estou Aqui”, às 19h30; e domingo, mesmo horário, será a vez de “Auto da Compadecida 2”. Ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada exibição, sujeitas à lotação (150 pessoas). Vai lá: R. Vergueiro, 100, Liberdade.
Flamenco para pequenos
Também em ritmo de aniversário, o Teatro Cacilda Becker abre as portas gratuitamente para “A Festa de Mari Pili: Cores, Sabores e um tal Flamenco”. O espetáculo superanimado e colorido da Cia Flamenca Ale Kalaf fala sobre a dança flamenca e suas origens, com castanholas, leques e sapatos fazendo as vezes de instrumentos musicais. Domingo (26), às 16h. Vai lá: R. Tito, 295, Lapa.
Mapa afetivo da cidade
O Projeto Quintal, da Casa das Rosas, tem edição especial no sábado (25). Desta vez, crianças de até 8 anos serão estimuladas a criarem um mapeamento afetivo da Avenida Paulista, símbolo da cidade e onde fica a instituição. Os participantes mirins poderão sugerir espaços a partir de memórias e vínculos pessoais. Das 10h30 às 12h, no jardim. Vai lá: Av. Paulista, 37, Bela Vista.