Gente, vocês já ouviram falar do seafood boil? Esse prato típico do sul dos EUA, especialmente da Louisiana, está conquistando cada vez mais turistas e viralizou no TikTok, até entre os brasileiros. 🌊🦀
O que é o Seafood Boil?
Também conhecido como ‘seafood boil bag’, esse prato é frequentemente servido (ou até preparado) com os frutos do mar imersos em um molho dentro de uma sacolinha. Ele tem suas origens na cozinha cajun, que é super tradicional em Nova Orleans.
Os cajun são descendentes dos acadianos (colonos franceses que se fixaram no Canadá no século 17 e depois emigraram para a Louisiana no século 18). A cozinha deles mistura essa herança francesa com influências dos colonos espanhóis e dos africanos escravizados na região.
O consumo de frutos do mar, hábito que trouxeram das províncias marítimas do Canadá e partes do Maine (EUA), se misturou com tradições francesas, como técnicas de molhos e a paixão por temperos fortes e pescados empanados, muito consumidos pelos escravizados, segundo os estudiosos de gastronomia do site The Spruce Eats.
No caso dos seafood boils, camarões, caranguejos, lagostins, mariscos e lagostas são fervidos com batatas, milho, muito tempero e molhos picantes à base de óleo — a principal diferença para as receitas francesas, que são feitas com manteiga. Algumas versões ainda incluem Andouille, uma linguiça de porco defumada originária da França, mas muito popular na culinária cajun.
Apesar de suas raízes em Nova Orleans, os seafood boils se tornaram uma sensação nas últimas duas décadas em todo o sul dos EUA. Atlanta, na Geórgia, tem uma das cenas mais fortes de restaurantes dedicados à técnica, segundo o site especializado Eater em 2023.
Atualmente, a novidade já chegou às Carolinas e a New England, com casas abrindo em Boston e adaptando os sabores ao paladar local.
Como se Come o Seafood Boil?
Considerado uma ‘refeição festiva’, o prato é daqueles em que a pessoa se suja para se deliciar. Por isso, a maioria dos restaurantes oferece luvas e babadores para quem quer encarar a sacolinha — ou travessa, em alguns casos — já que a quantidade de molhos costuma ser generosa.
Influenciadores que mostram suas idas a restaurantes que servem o boil costumam se derreter pelos aromas e pelo sabor sem nenhuma vergonha frente às câmeras.
A maioria das experiências populares no momento ainda inclui a possibilidade de customizar o seu seafood boil com os frutos do mar que mais gostar, na quantidade que preferir, além de escolher o paladar e o nível de ‘picância’ do seu molho.
Geralmente, o prato é servido ainda fumegante. Como acompanhamento, algumas casas ainda servem frutos do mar empanados e fritos, outros molhos, pasta de manteiga com alho, batatas fritas, macarrão e até asinhas de frango, dependendo do local.
Diversas casas ainda oferecem cervejas, coquetéis e batidas para acompanhar a experiência animada, como é frequentemente descrita a ‘soul food’ (comida de alma, em tradução livre, típica do Sul americano).
No entanto, já há mercados como o Eugene Fish Market, no estado do Oregon, que vende as sacolinhas de frutos do mar pré-prontas com os temperos e molhos e envia o cliente para casa com as instruções de como cozinhá-los em água fervente por até 25 minutos.
Quem prepara em casa também pode optar por outro caminho da receita utilizada por alguns restaurantes, que envolve ferver água ou caldo com os temperos e depois cozinhar cada fruto do mar até seu ponto antes de misturar tudo.
O Típico Tempero Cajun
Páprica, pimenta caiena, alho em pó, cebola em pó, sal e pimenta-do-reino compõem a base do mix da maioria das receitas típicas, mas há casas e versões que incluem ainda orégano, tomilho, mostarda em pó e pimenta calabresa. O ideal é combinar ervas aromáticas e temperos até obter um aroma defumado e picante.
É possível controlar o nível da ardência do combo adicionando uma pitada de suco de limão ou vinagre.