Hotel Tivoli Doelen: Luxo e História em Amsterdã

Imagina só: tulipas na mesa e uma vista incrível para o canal de Amsterdã, com barquinhos passando a cada dois minutos. Parece um sonho, né? Mas é real! 🌷🚤

História e Famosos

O hotel Tivoli Doelen, que já recebeu hóspedes ilustres como a imperatriz Sissi da Áustria e os Beatles, é um lugar cheio de história. Os Beatles, por exemplo, reservaram um andar inteiro durante a turnê de 1964. Já Sissi se hospedou na suíte número 2, com uma entrada discreta pelo canal.

O Hotel Mais Antigo

O Tivoli Doelen é o hotel mais antigo de Amsterdã, instalado em uma construção de 1516. O prédio em estilo francês na beira do canal já era famoso na época dos Beatles e continua sendo um dos preferidos de nobres e artistas.

Ligação com Rembrandt

O hotel também tem uma conexão especial com o pintor holandês Rembrandt. Ele fez o quadro “A Ronda Noturna” em 1642 para decorar uma das paredes do prédio, que na época era o Kloveniersdoelen.

Estrutura Discreta

Apesar de toda a pompa da história, o Tivoli Doelen tem uma entrada super discreta, sem manobristas ou toldos. O hall é compacto, mas majestoso, dominado pelo mármore e pelo veludo.

Suítes Modernas

Os 81 apartamentos do hotel são distribuídos em cinco andares e têm um design contemporâneo, com portas USB, interruptores por todo lado, chuveiros com controles de toque e uma decoração clean.

Suíte da Imperatriz Sissi

A suíte da imperatriz Sissi é a mais disputada, especialmente pelos casais. Com 52 m², o quarto tem brasões reais holandeses pintados no teto e lustres adornados. A suíte está no nível do canal, pois Sissi preferia uma entrada discreta de barco.

Suíte Rembrandt

Outra suíte famosa é a 105, chamada de Suíte Rembrandt. A varanda é um destaque, mas o mais importante é a réplica em tamanho real de “A Ronda Noturna” na mesma parede em que o quadro foi instalado.

Intensivo na Vida e Obra de Rembrandt

O hotel oferece uma verdadeira imersão no universo de Rembrandt. O restaurante Omber tem um menu que remete à luz, textura, volume e conservação, inspirado nos tons terrosos usados pelo pintor.

Atividades Inspiradas em Rembrandt

Os hóspedes recebem mimos como chocolates de tons usados por Rembrandt, uma caneta de pena e um caderno com a capa de “A Ronda Noturna”. Também podem participar de uma aula de pintura ao estilo do século 17.

Happy Hour

Às 16:30, casais e famílias se reúnem no bar para o Gusto Moment, uma happy hour com coquetel e aperitivos holandeses, como o arenque e as bitterballen.

Conclusão

O Tivoli Doelen é um hotel que combina história e modernidade. A vista para o rio e os canais, junto das tulipas, ainda hoje inspiram do mesmo jeito que encantavam Rembrandt, mas agora com tomadas USB, chuveiros ao toque de um botão e muitos mimos.

* A jornalista viajou a convite da Tivoli Hotels & Resorts Europa.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/08/05/da-nobre-rebelde-aos-beatles-os-segredos-do-hotel-mais-antigo-de-amsterda.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar