Gente, imagina só um lugar super isolado no meio do Oceano Atlântico! Tristão da Cunha fica a 2.787 km da Cidade do Cabo, na África do Sul, e a 3.949 km de Mar del Plata, na Argentina. É praticamente um pontinho perdido no mapa.
Não é à toa que essa ilha britânica é reconhecida pelo Guinness World Records como a ilha habitada mais remota do mundo. Com apenas 98 km², ela tem só 238 moradores, segundo uma reportagem da revista Architectural Digest de agosto.
Apesar de ter sido descoberta em 1506 pelo navegador português Tristão da Cunha, a ilha só começou a ser habitada no século 19. Sua vizinha mais próxima é a ilha de Santa Helena, a 2.435 km de distância, onde Napoleão se exilou até a morte.
Tristão da Cunha é a única ilha habitada do arquipélago que leva seu nome, composto por outras ilhas desertas como Gough, Inaccessible, Ilha do Meio, Stoltenhoff e Nightingale.
Os britânicos tomaram posse da ilha no século 18, mas só em 1810 o marinheiro americano Jonathan Lambert se mudou para lá e batizou as ilhas de