Truque Viral de Soneca no Avião Pode Ser Perigoso

Gente, olha só essa! Um truque viral para tirar uma soneca no avião está bombando no TikTok, com milhares de visualizações e influenciadores testando a técnica. Mas, cuidado: esse truque pode ser perigoso tanto para a segurança de bordo quanto para a saúde dos passageiros.

A ideia é dobrar as pernas com os pés sobre o assento e prendê-las com o cinto de segurança. Parece confortável? Nem tanto! Veja nos vídeos como as pessoas tentam se encaixar nas poltronas:

O problema

Além de correr o risco de ser repreendido pelos comissários, essa posição não é segura durante a decolagem ou aterrissagem. Em caso de turbulência ou emergência, pode causar um caos a bordo.

“Não é sugerido sentar-se assim porque, se ocorre uma forte corrente de jato, você pode ser chacoalhado para cima e para baixo e se machucar”, explicou a comissária Jasmine Khadija à revista Travel and Leisure. “[Também] se houver uma evacuação de emergência, é fortemente recomendado evitar qualquer [situação] de perigo de tropeçar, o que inclui os cintos de segurança ou quaisquer tiras ao redor dos pés”.

Ou seja, na correria para deixar o avião, o passageiro pode ficar preso, atrapalhando a evacuação e correndo o risco de tropeçar no cinto fora de lugar.

Truque é “amigo” de câimbras e torcicolo

“Qualquer pequena turbulência pode fazer com que sua cabeça se bata contra seus joelhos [nesta posição], possivelmente causando um ferimento, e a posição com a cabeça para a frente pode levar à câimbras no pescoço e dores de cabeça”, concordou a educadora de clínica de sono Cali Bahrenfuss, da Delta Sleep Coaching.

Além disso, essa posição não permite que o corpo relaxe totalmente, causando desconforto na coluna e no pescoço, segundo a dra. Chelsea Perry, da clínica de sono Sleep Solutions.

E a trombose?

Poltronas pequenas e dificuldades de locomoção a bordo já são desafios naturais de viajar de avião, aumentando o risco de trombose — a formação de um coágulo que interrompe a circulação do sangue.

Períodos prolongados com as pernas dobradas vão contra as recomendações médicas: beber bastante líquido, sentar-se de maneira confortável, evitar álcool, usar meias de compressão, não tomar remédios para dormir e caminhar pelo avião a cada duas horas.

Então, mesmo que pareça uma boa ideia, esse truque de soneca não vale o risco para sua saúde ou segurança.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar